lixeira

“Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.“ (Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei nº 12.305/2010)

Logística Reversa
 

element.png
rectangle.png

Objetivos da
Logística Reversa

O objetivo principal da logística reversa é reinserir os resíduos do pós-consumo em novos ciclos produtivos, preservando o meio ambiente, pois além de retardar a ocupação de aterros sanitários, diminui a extração de matérias-primas. Também são objetivos a serem buscados:

lg-2.jpg

Melhorar fisicamente a gestão de resíduos, propiciando meios para que uma quantidade crescente destes resíduos seja adequadamente coletada e destinada.

Gestão de Resíduos

lg-1.jpg

Transferir a responsabilidade da gestão, principalmente financeira, dos municípios ao setor privado.

Responsabilidade

lg-3.jpg

Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais.

Eficiência

lg4.jpg

Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).

Ecodesign

rectangle.png

Aperte o Play

Entenda melhor sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o que ela dispõe sobre a logística reversa assistindo este vídeo desenvolvido pelo SENAI e a FIEMS - Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul.