top of page

Você sabe como é o funcionamento das Associações de Catadores?

As Associações de Catadores possuem um papel fundamental para a Logística Reversa.


TRANSPORTE - Algumas começam fazendo a coleta de recicláveis em condomínios, e outros pontos da cidade.. Outras, porém, trabalham apenas com os recicláveis que recebem da prefeitura local, que faz a coleta seletiva nas residências da cidade


SEPARAÇÃO - Quando estes resíduos chegam às Associações de Catadores, é a hora de fazer a triagem dos materiais. Alguns locais possuem equipamentos que otimizam este processo, como moegas e esteiras de separação. Em outros casos o material recebido vai sendo despejado sobre uma mesa de triagem e os trabalhadores ao redor da mesa começam a classificar os recicláveis e os resíduos que não possuem valor comercial, os quais são rejeitos e serão direcionados para aterros sanitários.


O próximo passo é fazer a separação de todos os recicláveis, acumulando cada tipo por meio de prensagem ou enfardamento até que se obtenha a quantidade necessária para a fazer a venda e destinação final correta.


Assim as indústrias poderão utilizar novamente estes materiais, que se tornarão novas embalagens ou produtos e, depois, serão consumidos por nós.


A nossa parte, como cidadãos, é separar os nossos resíduos e destiná-los da melhor forma para a reciclagem.Desta forma estaremos valorizando estes materiais e dando dignidade às pessoas que trabalharão com eles nas próximas etapas deste eterno ciclo da Economia Circular.


Uma das funções do InPAR é oferecer melhores condições de trabalho para as nossas Associações parceiras. Seja nosso associado e faça parte do melhor plano de logística reversa de embalagens pós-consumo do Paraná.

bottom of page