Tabuleiro que ensina: estudantes vivenciam na prática a importância da reciclagem
- 15 de mai.
- 2 min de leitura

No último dia 13 de maio a Escola Municipal Florêncio Carlos de Araújo Neto, em Cascavel (PR), recebeu a aplicação do jogo de tabuleiro Avançar para Reciclar, iniciativa do Ínpar voltada à educação ambiental. A atividade envolveu três turmas do 5º ano, totalizando 75 alunos.
A dinâmica foi realizada em grupos de quatro estudantes, proporcionando uma experiência interativa, colaborativa e lúdica. Vale destacar que durante a ação, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre reciclagem, a separação correta de resíduos e práticas sustentáveis no cotidiano.
A iniciativa contou com o apoio e a participação das professoras Marli Ferreira Araújo, Lucia Simone Rosa Martins e Amanda Caroline Ortiz; e, também, de Aline – representante da associação Coopere, parceira do Ínpar, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da educação ambiental.
Sobre o Avançar para Reciclar
Criado pelo Ínpar em 2023, o jogo Avançar para Reciclar se destaca como uma ferramenta pedagógica eficaz para trabalhar conceitos e incentivar atitudes relacionadas à gestão de resíduos sólidos de forma acessível e envolvente.
Sobre o Ínpar
Criado em 2017 como uma associação sem fins lucrativos, o Instituto de Promoção e Apoio à Reciclagem (Ínpar) surgiu a partir da iniciativa de sete entidades industriais — Fiep, Sincabima, Sinditrigo, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé e Sipcep — e de 30 indústrias paranaenses. Com o objetivo de oferecer soluções completas para o cumprimento das obrigações legais em logística reversa, o Ínpar registrou crescimento contínuo ao longo dos anos e encerrou 2025 com 331 associados ativos, entre empresas e organizações empresariais.
A entidade conta com governança formada por diretoria eleita, além de equipes técnica e administrativa responsáveis pela execução de seu plano anual de trabalho.













Comentários