top of page

InPAR e Instituto Guaju realizam o 13º Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba

No próximo dia 18 de setembro (sábado) das 8h às 13h acontecerá o 13º Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba, atividade realizada em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento enquadra-se no Objetivo 14 (Proteger a Vida Marinha) dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Neste ano, mutirões semelhantes serão organizados simultaneamente em mais de 130 países.


O evento é organizado pelo Instituto Guaju e InPAR – Instituto Paranaense de Reciclagem e tem como parceiros o SICOOB/PR, Prefeitura Municipal de Guaratuba, Sistema Fecomércio-PR, Adetur Litoral, Grupo Passaúna, Uninter e Grande Reserva Mata Atlântica. Conta também com o apoio de dezenas de empresas e instituições locais e a participação de centenas de voluntários.


Em virtude da Pandemia de Covid-19, as atividades serão realizadas observando os cuidados preventivos recomendados pelas autoridades sanitárias. Nesta edição, além da área da Baía de Guaratuba, todas as praias do município serão abrangidas. O coordenador do projeto pelo Instituto Guaju, Fabiano Cecilio da Silva, lembra que, embora estejamos na Década dos Oceanos, os dados não são nada animadores e caso não façamos a nossa parte, em 2050 haverá mais lixo que peixes no mar.


A nova dinâmica adotada na edição deste ano exige que os voluntários se cadastrarem previamente através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1kpfKB_7GhMqLjx3ycrKsH8fK6-sSauVsXDi9mwGoedBUEA/viewform


O cadastro permitirá organizar as atividades de forma a cobrir todas as áreas mapeadas como pontos de maior acumulação de lixo e material reciclável descartado irregularmente. Os voluntários serão distribuídos pela orla da praia e em embarcações na Baía de Guaratuba, evitando aglomerações.


Segundo o presidente do InPAR, Rommel Barion, todo o material reciclável retirado do meio ambiente será recolhido pelos caminhões da coleta seletiva e encaminhado para a usina de reciclagem municipal, operada pela Associação de Catadores de Guaratuba (Acamares Por do Sol), contribuindo para geração de emprego e renda na comunidade.


Rommel também destaca que iniciativas como o Mutirão de Limpeza ajudam a conscientizar a população sobre a importância de separar adequadamente embalagens já utilizadas e demais materiais recicláveis, separando-as do lixo comum. Lembra que através da coleta seletiva, esses materiais chegam às cooperativas que realizam a triagem e encaminhamento às indústrias recicladoras, onde serão reincorporadas ao processo produtivo, evitando serem desperdiçados em aterros sanitários ou venham a comprometer o meio ambiente.


Portanto, mãos à obra no dia 18 de setembro! O ecossistema costeiro e estuarino paranaense clama pela nossa atenção e cuidado para que siga contribuindo para a sustentabilidade do planeta e suporte à vida. Seja Voluntário neste ato de amor e respeito pela natureza, por um mar sem lixo.


Maiores informações: (41) 9 9944-6328 ou facebook: instituto guaju

bottom of page