top of page

Associação de Reciclagem ACATOL , de Toledo, recebe nosso investimento para troca de correia

A associação de reciclagem ACATOL de Toledo iniciou a sua jornada em 2016, contribuindo para a reciclagem de milhares toneladas de resíduos do município de Toledo.


Neste mês, parte dos recursos do projeto de logística reversa foi destinada à manutenção de uma das esteiras elevatórias que auxiliam no processo de triagem de materiais. A primeira foto mostra a troca da correia transportadora, que leva os materiais para a esteira central localizada a cerca de 3 metros do chão. Na segunda, podemos ver o estado em que se encontrava a esteira anterior. O trabalho de triagem era interrompido várias vezes ao dia para "remendar" as juntas da correia antiga. Com esta manutenção, o trabalho dos associados da ACATOL ficou mais rápido e seguro, garantindo o bom desempenho operacional de uma das maiores associações do oeste do Paraná.




Mas afinal, como trabalha uma Cooperativa de Reciclagem? As cooperativas de reciclagem realizam a valorização dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras. Confira as etapas do serviço:


Coleta: Essa etapa conta com a coleta de recicláveis como alumínio, papel, plástico e vidro, que são entregas à cooperativa. Os Parceiros chaves dessa fase são os catadores, próprios meios de transporte e o serviço de coleta seletiva municipal.


Triagem: Ao chegar na cooperativa, os sacos de lixo são abertos e o resíduo misturado é encaminhado à esteira, que facilita o processo de separação pelos operadores em dezenas de tipos de materiais.

Prensa: Alguns materiais são prensados para compactar o resíduo, diminuir o espaço que ocupa dentro da associação além de otimizar o seu transporte e comercialização. É importante ressaltar que nem todos os materiais são prensados. (Exemplo: Vidro)


Venda: É nesta etapa que a logística reversa começa a ser realizada, onde o todo o material é transportado e vendido para aparistas e finalmente para indústrias que transformam os recicláveis em matéria-prima para novos produtos.


As cooperativas de reciclagem ajudam a gerar empregos e colaboram para a valorização do trabalho de catadores.

bottom of page