Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba retirou mais de 5 toneladas de resíduos do oceano

O Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba surgiu em 2007 e cresce a cada edição na sua organização e participação voluntária. Faz parte do movimento da ONU (Organização das Nações Unidas) através do ODS 14 – Por um Mar Sem Lixo na Década dos Oceanos (2020-2030).


Neste ano a ação reuniu mais de 400 voluntários e 42 embarcações que atuaram em prol do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Como resultado, retiramos 5.082 kg (mais de 5 toneladas) de resíduos das praias, restingas e da Baía de Guaratuba.


A escolha do tema para este ano “NÃO EXISTE PLANETA B” tem como objetivo despertar nas pessoas a consciência que nosso planeta é finito, que tudo que temos já está nele, e, principalmente que o Lixo também fica aqui. Reduzir a produção destes resíduos, reutilizar e destina-los corretamente para a reciclagem são algumas das ações que cada cidadão pode fazer diariamente.


O evento é o maior movimento voluntário de limpeza de ambientes estuarinos e costeiros do litoral paranaense. Dentre os participantes temos estudantes, professores, pescadores, servidores públicos, autônomos, comunidade empresarial e dezenas de instituições públicas e privadas.