InPAR e prefeitura de Campo Largo formalizam Termo de Acordo de Cooperação para logística reversa

A assinatura oficial do Termo de Acordo de Cooperação aconteceu no gabinete do Governo Municipal na tarde desta segunda-feira (28/03), entre o prefeito Maurício Rivabem e lideranças do INPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem), junto a representantes da AR-AMA, ARLEV e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


O Termo esclarece o propósito de apoiar sistemas de logística reversa de produtos embalados pós-consumo, inseridos no mercado brasileiro, como a implantação da intensificação do serviço de coleta seletiva de resíduos domésticos recicláveis, estruturação da logística reversa e realização de ações de educação ambiental em todo o território municipal.


A AR-AMA e ARLEV já são oficializadas e regularizadas no município e, por sua vez, desenvolve e intensificará atividades de recebimento, triagem, segregação, acondicionamento e comercialização de resíduos recicláveis domésticos pós-consumo, coletados em Campo Largo, de forma a garantir a destinação final adequada desses materiais.


As instituições acordadas têm o objetivo comum de promover a geração de emprego e renda e a melhoria das condições de trabalho a partir do apoio à atividade de logística reversa do material reciclável advindo das embalagens descartadas (pós-consumo).


O prefeito Maurício Rivabem destacou que o instrumento vem de acordo à política pública de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente. Com este apoio, as ações realizadas deverão resultar no aprimoramento da operação de logística reversa dessas embalagens, com o suporte financeiro para custeio de despesas a serem definidas em comum acordo através de documentação entre as partes, e com a apresentação de relatório mensal de desempenho e das metas de recuperação.


Ficou esclarecido e acordado o desenvolvimento massivo de campanhas, informativos, ações educativas e de sensibilização ambiental para toda a população campo-larguense, sobre a importância de adotar hábitos e práticas para o correto manejo e descarte dessas embalagens.


InPAR - O Instituto atua com a operacionalização de sistemas de logística reversa de embalagens pós-consumo com o propósito de auxiliar as empresas paranaenses a atender as determinações impostas pela legislação vigente nos âmbitos estadual e federal.


O intuito da parceria e da formalização do Termo de Acordo de Cooperação é fazer de Campo Largo uma cidade mais sustentável, com o patrocínio de sistemas e tecnologias avançadas que transformam os resíduos em dinheiro, em renda, em geração de empregos e em desenvolvimento nos segmentos social, educacional, saúde, meio ambiente e econômico.


Estiveram presentes para a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação o Presidente do INPAR, Rommel Barion, a Presidente da AR-AMA, ARLEV , Margarete Abreu Correa França, parlamentar do município e equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.