top of page

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares é marcado por ação de coleta de resíduos no Paraná

O mês de setembro está chegando ao fim, hoje no Dia Marítimo Mundial, destacamos a ação especial realizada no último dia 16, em Guaratuba, litoral do Paraná, que visa conscientização da comunidade e limpeza de rios e mares.


Todo terceiro sábado de setembro, no mundo todo, é marcado como o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares. Assim, a fim de promover a data e ações concretas durante ela, foram realizados em Guaratuba e outras 24 cidades do estado do Paraná mutirões de coleta de lixo. A ação foiliderada pelo Instituto Guaju, com o apoio no Ínpar.


O Ínpar já vem tradicionalmente participando e apoiando a ação. Além de incentivo e divulgação, a participação objetiva promover a ação da comunidade local em prol da educação ambiental e preservação dos corpos d'água da região.


Os grupos de voluntários se reuniram para passear por praias, rios, córregos e lagos, enquanto faziam a coleta de lixo e resíduos. Entre outras instituições, houve em Guaratuba a participação do Instituto Guaju, que conta com mais de 200 integrantes.


“Quando esse voluntário começa a mexer na restinga e percebe que existem pequenas bolinhas de plástico que foram sendo degradadas ao longo do tempo pela própria natureza, ele começa a entender o verdadeiro problema que a gente está vivendo. Porque esse plástico infelizmente já está na cadeia alimentar [...] e a gente precisa fazer algo para mudar isso”. disse Fabiano da Silva, coordenador do mutirão


Segundo Gustavo Fanaya, executivo do Ínpar, para reverter essa situação é vital que cada cidadão tenha consciência da sua responsabilidade, separar e corretamente as suas embalagens após o uso e entregue para a coleta seletiva da sua cidade. “Só assim elas chegarão às associações de reciclagem em condições de serem aproveitadas, evitando assim que acabem causando impacto negativo ao meio ambiente”, frisa


Portanto, dias como esse são essenciais para incentivar a tomada de atitude, assim como lançar luz sobre o tema, conscientizando as pessoas e toda a sociedade.




Yorumlar


bottom of page