top of page

Ínpar e Prefeitura de Toledo se unem para dar início à uma nova era de projetos de logística reversa

No mês de junho, Toledo, localizada na região oeste do Paraná, deu mais um passo para promover a reciclagem, reaproveitamento de resíduos e sustentabilidade.


Em parceria com a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, o Ínpar, que viabilizou a execução na cidade escolhida, uniu entidades de todas as esferas sociais para discutir e colocar em prática estratégias que impactarão positivamente a cidade e sua população.


Assim, representantes do Ínpar, da Abic, Cargill, Acit e do Núcleo Regional de Educação se reuniram na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito no dia 23/06 para discutir o assunto.


A conversa, produtiva e de extrema importância, tomou forma em uma série de projetos para incentivar a reciclagem de cápsulas de café e multibebidas e óleo de cozinha usados.


Entre eles está a conscientização da população sobre a importância do descarte correto dos determinados itens. Isto será executado, por exemplo, através da instalação de totens, displays e coletores em locais chave, como o Paço Municipal Alcides Donin, escolas e Centros da Juventude.


Todo o material coletado será, então, direcionado para a Unidade de Valorização de Resíduos e Central de Volumosos (UVR), instalada anexa ao Aterro Sanitário e gerenciada pela Associação dos Catadores de Toledo (Acatol).


Sobre a escolha de Toledo, Rafael Costa, coordenador de projetos do Ínpar, comentou:

“Estamos começando este trabalho em Toledo por ser um município com um consumo razoável de café em cápsula [...]. Porém, o fator primordial é haver somente uma associação cuidando da triagem do material reciclável, pois assim fica mais fácil articularmos as ações de destinação do que, por exemplo, em Curitiba, onde há 40 grupos desta natureza trabalhando, cada um à sua maneira, dentro de seu território”.


Beto Lunitti, prefeito da cidade, também comemorou a ocasião e ressaltou a importância para a região:

“[Toledo] têm um terreno fértil para fazer grandes ideias florirem e peço a todos para que lancem sempre um olhar voltado ao desenvolvimento socioeconômico da população. Se for para promover qualidade de vida da nossa gente, contem sempre conosco”


Com isso espera-se que Toledo, assim como toda a região e estado do Paraná, possam liderar um movimento rumo à cidades mais verdes e conscientes ambientalmente.






Comments


bottom of page